quarta-feira, 18 de março de 2015

☆Trabalhos bimestrais

Normas da ABNT

Formato:

- Tamanho do papel: A4 (21,0 cm x 29,7 cm);
- Margens: 3cm superior e esquerda, 2 cm inferior e direita;
- Cor da fonte: preta em todo o trabalho;
- Tipo da fonte: Arial;
- Tamanho da fonte do corpo do texto: 12 pts;
- Tamanho da fonte (para citações longas, notas de rodapé, legendas, paginação): 10 pts;
- Alinhamento: Justificado;
- Espaçamento entre linhas 1,5 para todo corpo do texto;
- Espaçamento entre linhas para citações diretas (mais de 3 linhas), notas de rodapé, legendas e referência bibliográficas: 1,0;
- Recuo de primeira linha dos parágrafos: 2 cm (Além da margem é necessário que utilize este espaço para dar aspecto de parágrafo)
- Títulos e subtítulos: devem ser separados do texto que os precede e sucede por 1 espaço de 1,5 (uma linha em branco tanto antes como depois). Para destacar o título utilize negrito (N) e tipo da fonte Arial 14 pts.



- Referência bibliográfica usar o seguinte modelo:
Em caso de livro:
SOBRENOME DO AUTOR, Nome do autor. Título do livro: subtítulo do livro. Edição do livro. Local de publicação: Editora, ano. Número da página.
Em caso de páginas de internet:
SOBRENOME DO AUTOR, Nome do autor. Título do artigo. Ano. Número da página. Disponível em: . Acesso em: (colocar data do acesso - dia, mês e ano)
*A referência deve ser colocada sozinha na ultima folha do trabalho

- Capa: Leva o nome da instituição de ensino, curso, autor, título do trabalho, cidade e ano.

- Folha de rosto: Apresenta nome do autor, título, cidade e ano, além de uma nota descritiva, que contenha os dados, objetivo do trabalho, turma, disciplina e nome do professor.



Capa e folha de rosto: 

Trabalho 1:




Trabalho 2:






1º TRABALHO

Trabalho de conclusão bimestral da aula de leitura
para ser entregue 
até dia: 08/04 (Duplas ou trios)

1º Passo: Escolher uma das leituras utilizadas no bimestre
  • “Aposentadoria de Mané do Riachão” – Patativa do Assaré
  • “Provocações” – Luís Fernando Veríssimo
  • “Eu-etiqueta” – Carlos Drummond de Andrade
  • “O menino que escrevia versos” - Mia Couto / “O menino que carregava água na peneira” - Manoel de Barros


2º Passo: Fazer uma pesquisa sobre a biografia do autor;
  • Nessa pesquisa deve constar dados da vida do autor e das obras produzidas por ele. De maneira sucinta mas, que traga todas as informações importantes.
  • O texto não deve evidenciar cópia da internet, o ideal é que o grupo pesquise em mais de um site e, a partir disso elabore um texto com as principais informações.



3º Passo: Reescrever o texto escolhido para o trabalho, colocando-o em formato de tópicos
  • Os tópicos serão avaliados pela qualidade e clareza.
  • Mínimo de 15 tópicos.
  • Lembrem-se de que o tópico não pode ser apenas cópia de um pedaço do texto. Vocês devem ler o texto e criar os tópicos, com suas palavras, a partir das ideias que conseguirem tirar do que leram.



4º Passo: Elaborar um texto que aponte/que contenha os seguintes itens:
  • A importância da leitura;

Procure argumentar sobre o porquê de a leitura ser importante e no que ela pode beneficiar o leitor.
  • Quais aprendizados vocês conseguiram retirar das leituras desenvolvidas no semestre;

Fale um pouco sobre as aulas, o que aprendeu (Palavras, termos, histórias, tipos de textos...).
  • Qual leitura vocês gostaram mais? Por quê?
Pensando nas leituras realizadas qual vocês acharam mais interessante e, quais foram os motivos para isso.
  • Qual leitura gostaram menos? Por quê?

Pensando nas leituras realizadas qual vocês acharam menos interessante e, quais foram os motivos para isso.
(O texto deve obedecer a norma culta da língua portuguesa)


5º Passo: Elaborar um cartaz
  • Transpor a ideia do texto para linguagem não verbal (imagem), podendo também se o grupo achar necessário utilizar uma frase de efeito ou um trecho do texto que acharem mais interessante
  • O cartaz poderá ser entregue em papel cartão ou cartolina e, deverá ter preferencialmente 50cm de altura por 35 de largura.
  • Para realizar esta atividade use a criatividade e materiais que chamem a atenção do leitor. Você pode partir de um desenho e incrementá-lo com os materiais que achar interessante, como por exemplo: lápis de cor, giz de cera, canetinha, glitter, recortes de revistas, recortes de jornais, EVA, algodão, areia, folhas, materiais recicláveis, etc.
  • O cartaz deve ter por foco passar uma mensagem. No caso desta atividade uma mensagem que leve o leitor a ter interesse pela história. Quem olhar o seu cartaz deve ter vontade de conhecer a história que o cartaz está retratando.


Não esquecer:

- O formato do trabalho deverá seguir as notas da ABNT. 

- É imprescindível que o trabalho seja entregue impresso ou à caneta em folha de almaço;


2º TRABALHO

Trabalho de conclusão bimestral do projeto de leitura – “O pequeno príncipe”
 para ser entregue até dia: 08/04 (Duplas ou trios)


1º Passo: Ler o capítulo sorteado para o grupo e, procurar tirar dele as informações necessários para realizar o trabalho. É indispensável que vocês consigam entender o que a simbologia criada naquele capítulo pretende demonstrar/evidenciar.

2º Passo: Elaborar um projeto de trabalho (escrito) que deverá conter:
  • Tema (Assunto que irá tratar, Por exemplo: “Os vícios da sociedade”, “O consumismo”, “A vaidade e seus malefícios”, etc.)
  • Introdução/Apresentação (Delimitar o tema, ajudar o leitor a entender onde quer chegar, Por exemplo:
  • Cativar as pessoas, ter amigos reais, compartilhar momentos e, aproveitar a vida ao lado daqueles que gosta tem se tornado cada vez mais difícil. Em meio a era digital e, com valores totalmente distorcidos a população tem se afastado cada vez mais de situações reais e, de amigos reais e verdadeiros.)
  • Objetivos (Onde pretende chegar com o trabalho, o que quer demonstrar. Por exemplo: 
  • Partindo da necessidade de refletir sobre este tema, o seguinte trabalho visa despertar no leitor a reflexão sobre...)
  • Justificativa (Por que é importante tratar deste tema, qual a relevância dele. Por exemplo:
  • A reflexão proposta se faz necessário para que...)
  • Materiais (Materiais que serão utilizados na confecção do trabalho, descrever o que utilizou)
  • Metodologia (Maneira como desenvolveu o trabalho. Por exemplo: Para elaborar este trabalho foram seguidos os seguintes passos: 1º Passo: rabiscar na cartolina; 2º Passo: Pintar o desenho; 3º Passo: Colar os recortes de revistas...)


3º Passo: Elaborar um cartaz
  • Transpor a ideia do texto para linguagem não verbal (imagem), podendo também se o grupo achar necessário utilizar uma frase de efeito ou um trecho do capítulo, ou do livro que acharem mais interessante
  • O cartaz poderá ser entregue em papel cartão ou cartolina e, deverá ter preferencialmente 50cm de altura por 35 de largura.
  • Para realizar esta atividade use a criatividade e materiais que chamem a atenção do leitor. Você pode partir de um desenho e incrementá-lo com os materiais que achar interessante, como por exemplo: lápis de cor, giz de cera, canetinha, glitter, recortes de revistas, recortes de jornais, EVA, algodão, areia, folhas, materiais recicláveis, etc.
  • O cartaz deve ter por foco passar uma mensagem. No caso desta atividade uma mensagem que leve o leitor a refletir sobre o tema tratado. Quem olhar o seu cartaz deve ser capaz de entender a mensagem que o grupo quer passar e refletir sobre o tema.


Não esquecer:
- O formato do trabalho deverá seguir as notas da ABNT. 
- É imprescindível que o trabalho seja entregue impresso ou à caneta em folha de almaço;



Nenhum comentário:

Postar um comentário